WHAT'S NEW?
Loading...

Santa Maria - Dono de boate e integrantes de banda são detidos


Na madrugada dessa segunda-feira (28), o juiz Regis Adil Bertolin decretou a prisão temporaria de cinco dias, para o dono da boate Kiss e os integrantes do grupo Gurizada Fandangueira.

Elissandro Sphor, que é um dos proprietários da boate, foi preso em um hospital de Cruz Alta. Ele segue internado por dois dias pois estava no local da tragédia quando o incêndio ocorreu, e inalou muita fumaça. O estado de saúde de Elissandro é regular e, de acordo com a polícia, quando o proprietário receber alta hospitalar, deverá seguir direto para Santa Maria, onde ficará detido.

O outro dono da boate também teve sua prisão preventiva decretada, porém, ainda não foi preso. A expectativa da polícia é de que ele se entregue ainda nessa segunda-feira.

Além do dono da boate, o vocalista da banda e um responsável pela segurança do palco também foram detidos. O vocalista estava no velório de Danilo Jaques, o gaiteiro da banda Gurizada Fandangueira, quando foi localizado pela polícia e detido.

A tragédia


O incêndio na boate Kiss, começou por volta das 2h30 da madrugada de domingo (27), quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira utilizou um sinalizador conhecido como "sputnik", para fazer uma espécie de show pirotécnico, atitude comum durante as apresentações da banda. As faíscas do equipamento atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate e o fogo se alastrou rapidamente pelo estabelecimento.

O Corpo de bombeiros estima que cerca de 1500 pessoas estivessem no local, na hora da tragédia. Desses, 231 não resistiram a fumaça tóxica e ao fogo. Acredita-se que muitas dessas pessoas morreram pisoteadas devido ao desespero dos jovens para saírem da casa noturna.

"Aglomerados"


A festa "Aglomerados" que acontecia na boate, era destinada a estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, principalmente dos cursos de agronomia,pedagogia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos. Na página da instituição, na internet, foi informado que pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da universidade.

Incêndio em santa Maria deixa pelo menos 245 mortos


De acordo com a Brigada Militar, pelo menos 245 pessoas morreram em incêndio ocorrido na madrugada desse domingo (27), na boate Kiss, localizada em Santa Maria, na região central do Rio grande do Sul. Outras 48 vítimas que ficaram feridas durante a tragédia foram levadas para hospitais da região.

Segundo informações, o incêndio teve inicio por volta das 2h30 da madrugada provocado por um sinalizador usado por um dos integrantes do grupo Gurizada Fandangueira que fazia uma espécie de show pirotécnico, quando as chamas atingiram a espuma do isolamento acústico e rapidamente se alastraram pelo interior da boate.

Alguns sobreviventes da tragédia relataram que os jovens tentaram deixar a boate, mas foram impedidos por alguns seguranças que exigiram o pagamento da comanda. Ainda segundo essas pessoas, o prédio da boate tem apenas uma porta de acesso e não há saídas de incêndio.

O resgate foi concluído no final da manhã e os corpos foram levados para um ginásio da cidade, onde os parentes poderão fazer o reconhecimento das vítimas.

Bruna, assistente de palco do "Domingo Legal" relatou ao vivo durante o programa, que estava recebendo ligações com notícias de amigos e conhecidos que morreram na tragédia.

O prefeito de Santa Maria, decretou luto oficial de 30 dias pelas mortes.

Ultimas informações:

>>> A boate kiss não tinha permissão para funcionar. Segundo a polícia, o alvará tinha vencido em agosto de 2012.
>>> 117 pessoas seguem internadas em hospitais da região devido ao incêndio.
>>> Os números atualizados são de 232 vitimas fatais